REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

“LER É PARA A MENTE COMO O EXERCÍCIO É PARA O CORPO”

INTRODUÇÃO

UMA ESCOLA - UM JORNAL é um projecto de natureza social e de âmbito nacional, com impacto na camada estudantil, que a Sociedade do Notícias, SA, pretende implementar nas escolas primárias e secundárias do País, em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH). UMA ESCOLA-UM JORNAL tem como objectivo despertar e contribuir para o desenvolvimento de hábitos de leitura nos alunos, a partir do fornecimento de jornais, e melhorar a sua visão e capacidade crítica ante fenómenos nacionais e internacionais, colaborando assim para a formação e elevação da consciência patriótica dos estudantes.

Para a efectivação do projecto, cada escola primária, secundária ou técnico-profissional receberá, diariamente, pelo menos um exemplar do jornal “Notícias” que será exposto numa vitrina e/ou em lugar visível e de fácil acesso para leitura do público-alvo, maioritariamente constituído pela população estudantil.

JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento do projecto parte do pressuposto de que o hábito de leitura é crucial para as boas práticas estudantis, sabido que a leitura tem o poder de desenvolver a capacidade intelectual e crítica, devendo assim fazer parte do dia-a-dia do aluno, de modo a desenvolver a sua criatividade em relação ao meio que lhe rodeia.

DESENVOLVIMENTO

Com o projecto, a Sociedade do Notícias, SA, e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) pretendem dar corpo a uma iniciativa de responsabilidade social que vai contribuir para a elevação da consciência de cidadania do aluno e permitir a sua participação, de forma efectiva, na edificação e consolidação do processo democrático,
da unidade nacional, da paz e desenvolvimento da cultura de diálogo, como fonte de convivência e de promoção da igualdade e justiça.
Com o projecto “UMA ESCOLA - UM JORNAL” a Sociedade do Notícias quer despertar e desenvolver habilidades, capacidades e gosto pela leitura no seio dos alunos, proporcionando-lhes o acesso às bibliotecas de cada uma das escolas do ensino secundário geral, universitário e técnico-profissional.

OBJECTIVO GERAL

  • Contribuir para que os alunos adquiram o hábito e o gosto pela leitura, a partir da leitura dos jornais, e a melhorar os seus conhecimentos
    e a sua capacidade crítica ante fenómenos nacionais e internacionais.
  • Contribuir para a formação e elevação da consciência cívica e patriótica dos estudantes.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  • Colocar à disposição dos alunos, na escola, informação de qualidade sobre a vida do país e do mundo em geral.
  • Estimular o hábito de leitura entre os estudantes e a necessária apreensão analítica e crítica da realidade social.
  • Reduzir a visão paroquial e assimétrica dos alunos sobre os mais diversos fenómenos que ocorrem na sua localidade, distrito e província.
  • Influenciar positivamente o desempenho escolar, através do acesso facilitado ao material (jornal) para o efeito e melhor a sua interpretação e assunção.

METODOLOGIA

A Sociedade do Notícias, SA, vai fornecer,
diariamente, a diferentes escolas do país a
quantidade de exemplares do jornal “Notícias”
que corresponda às subscrições efectuadas
pelos respectivos padrinhos.


O jornal será exposto, preferencialmente,
numa vitrina para fácil acesso dos estudantes
e, nos casos em que estas condições não existam,
o mesmo será colocado nas bibliotecas.

BENEFÍCIOS PARA OS PADRINHOS

5/5

 

Cobertura de 10 meses (Fevereiro à Novembro)

SOCIEDADE DO NOTÍCIAS OBRIGA-SE:

  • Transportar, sem custos adicionais ao tabelado, todos os jornais destinados às escolas que forem identificadas pelo padrinho;
  • Criar condições, sempre que possível, de modo que os melhores estudantes visitem as instalações da Sociedade do Notícias, SA, (suas delegações ou sua sede em Maputo), e/ou interagir com estudantes de outras escolas e/ou participar em diversas actividades desenhadas para efeitos de intercâmbio estudantil e académico.
  • Enviar para as escolas abrangidas pelo projecto, sob sua responsabilidade, jornalistas renomados para orientarem palestras e interagir com os respectivos alunos sobre o jornalismo e a comunicação social, de um modo geral;
  • Publicar, nos seus jornais, histórias inspiradoras sobre os melhores alunos das escolas cobertas pelo projecto;

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação do projecto UMA ESCOLA – UM JORNAL será feita tendo como barómetro o aproveitamento pedagógico dos estudantes das escolas nas quais será implementado.
    No final de cada semestre, uma equipa técnica do projecto, constituída por quadros da Sociedade do Notícias, SA, e do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano deverá avaliar o grau da sua implementação, definir o seu impacto na comunidade escolar e propor o seu melhoramento.
  • Assim, realizar-se-ão duas reuniões anuais, sendo a primeira no final do primeiro semestre e a segunda findo o ano lectivo, devendo-se nesta última proceder-se ao balanço de toda a temporada académica, ao mesmo tempo que fará a renovação
    do compromisso para o ano seguinte, com eventuais melhoramentos.

PADRINHOS: